domingo, 30 de março de 2014

Bom dia Tristeza...


Primeiro tenho que dizer que ao ver o título desse livro lembrei imediatamente da música de Vinícius de Moraes, cantada por Adoniran Barbosa, "Bom dia Tristeza"..


"Bom dia, tristeza
Que tarde, tristeza
Você veio hoje me ver
Já estava ficando
Até meio triste
De estar tanto tempo
Longe de você

Se chegue, tristeza

Se sente comigo
Aqui, nesta mesa de bar
Beba do meu copo
Me dê o seu ombro
Que é para eu chorar
Chorar de tristeza
Tristeza de amar..."

Mas, vim falar do livro de Françoise Sagan, vamos lá.
Sinopse:Na França pós-guerra, a jovem Cécile e seu pai viúvo Raymond aproveitam as férias numa agradável casa da Riviera. Após alguns anos em um colégio interno, essa é a primeira oportunidade que a adolescente tem para se aproximar do pai. Imediatamente ela se encanta pelo estilo de vida dele e, juntos, passam a desfrutar de uma rotina prazerosa e descompromissada. Quando Raymond resolve se casar com a conservadora madrinha de Cécile, a jovem percebe que está com a liberdade em jogo e decide pôr um fim ao casamento. Mas o plano toma um rumo inesperado, alterando tragicamente aquela vida confortável.
O que eu achei: Bem, a minha edição não é essa, é de 1954, só pela delicadeza da edição fiquei deslumbrada, sim, gostei da história, achei meio cansativo em alguns momentos, mas o final, as três palavras finais, há, valeram, pra mim foi poético, sensível e delicado, o livro inteiro valeu pelo fim, o começo é meio sem sal, mas recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário